Quando fala-se em treinamento de pessoas na organização logo muitos associam esse procedimento a despesas. A área de RH, empresários e executivos antenados não tratam como despesa e sim investimento porque um plano bem elaborado sabemos que leva a organização ao desenvolvimento,
e se engana quem pensa que esse treinamento é apenas tratar ou aperfeiçoar o conhecimento em si sobre a área especifica que o colaborador executa, envolve ajustar comportamentos, atitudes e vícios, por isso apesar do objetivo principal da empresa ser sua lucratividade acaba contribuindo para a vida profissional do colaborador.
As pessoas com o passar do tempo na organização ficam acomodadas e porque isso acontece? Falta de ajuste, falta de metas, se você der para sua equipe uma boa meta pode ter certeza que vão atrás do conhecimento para alcançar, e aí você vai perceber que quando a equipe bate a meta cria um vínculo extraordinário entre eles, criando uma motivação forte porque alcançaram, e ficam querendo mais... É isso que “puxa” a empresa, traz desenvolvimento porque todos estão envolvidos.
Vejo apenas uma maneira eficaz do treinamento dar certo que é envolver todo mundo no processo, diretor, colaborador, lançar metas desafiadoras, porque senão não vai, aí o que acontece? Só escutam e não conseguem executar.
Falo em metas porque se uma organização esta sempre batendo metas, se ela tem um sonho vai verificar as necessidades de treinamento, necessidade em inovar, resolver conflitos e isso vai influenciar na experiência e produtividade.
Também verificamos que o desempenho é melhor e mais rápido quando existe pessoas no lugar certo, porque a pessoa quando gosta não tem hora, não tem dia, pra ela não faz diferença se é sábado, domingo, feriado, então já é outra conversa.
Se você pegar uma pessoa que é muito ativa, gosta de coisas novas todos os dias por exemplo ela não vai aguentar ficar operando uma máquina o dia todo que precisa ser uma pessoa centrada, isso vai ser um extremo desconforto pra ela, então o perfil é importante.
E você o que acha?
Já recebeu treinamento na organização em que trabalha ou trabalhou?
Deixe seu comentário e sua opinião.
O treinamento nas empresas com certeza é importante, as mudanças aparecem quando as empresas aplicam e recebem os resultados que serão com certeza uma produtividade ou serviço melhor e em menos tempo, o que traz desenvolvimento e melhora constante.
ResponderExcluirInicio citando o mestre Tom Peters "Numa sociedade com base no conhecimento, por definição é necessário que você seja estudante a vida toda."
ResponderExcluirPalestras, treinamentos e vivências empresárias são estratégias para desenvolver e reter talentos.
Treinamento é INVESTIMENTO e ganho de COMPETITIVIDADE.
Parabéns pelo texto Rodrigo!
Para quem quiser lapidar seus talentos visite: www:carla galo.com.br
Saúde & Sucesso!
Carla Galo
É fundamental o desenvolvimento contínuo, seja qual for a área de atuação. O profissional tem de estar sempre atento a novos desafios do mercado,novas tecnologias e aprimorar suas competências para um ambiente cada vez mais competitivo.
ResponderExcluirDeveria partir como principio de qualquer organização habituar o colaborador antigo e o recém chegado a sua evolução no campo que exerce, o que não é um fato comum a maioria das empresas. Jamais passei por algum treinamento mais rígido onde atuava, sempre informações eram passadas, mas sem um plano antes estudado. Cabe a nós a busca pelo desenvolvimento, mantendo sempre a essência do aprendizado, para quando for nossa vez de atuar com um papel mais elevado no organograma da empresa por em prática e impor novos métodos de desenvolvimento dos nossos colaboradores.
DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS
ResponderExcluirAs ações de treinamento, capacitação e desenvolvimento são fundamentais nas organizações e, exatamente por isso, devem estar relacionadas aos objetivos que a organização almeja alcançar.
Assim, o que, quem e quando são questões que devem ser respondidas e estabelecidas em ordem de prioridade, no momento de definição dos processos de desenvolvimento a serem praticados na instituição.
Outro aspecto que considero relevante é fazer com que a pessoa, envolvida em determinado processo de trabalho, possa entender o que significa o resultado daquilo que está fazendo, superando a alienação ao longo processo produtivo, estabelecendo a compreensão do que faz, por que faz e para quem faz.
São breves reflexões para contribuir com essa iniciativa que considero de grande importância para a troca de experiências no campo da política de pessoal.